De antemão, já adiantamos que o ralo do banheiro está entre as partes da casa que mais precisam de manutenção e limpeza, assim como é uma das partes que podem oferecer maior dificuldade na limpeza. 

 

Pois, quando você toma banho, tudo desce para o ralo, incluindo, cabelos, pelos, gorduras eliminadas pelo corpo, as próprias sujeiras, etc. portanto, como limpar ralo de banheiro, pode ser fundamental para evitar problemas em seu banheiro.

 

Além disso, manter o banheiro limpo oferece mais conforto ao usá-lo, em especial quando se trata do ralo. Pois, geralmente, quando o ralo está muito sujo ou até mesmo entupido, costuma emitir odores desagradáveis. Por isso, confira as dicas que separamos especialmente para você e aprenda a como limpar ralo de banheiro perfeitamente!

Qual é a importância de limpar o ralo do banheiro?

Conforme adiantamos, o ralo sujo ou entupido pode causar a emissão de mau odor, causando um grande desconforto em quem o utiliza. O que causa tudo isso, é que quando deixamos a sujeira no ralo, conforme vai se acumulando, pode impedir o escoamento da água. Além do mau cheiro, este ambiente sem manutenção é favorável ao surgimento e reprodução de micro-organismos, o que pode causar vários problemas.

 

Portanto, para evitar os problemas citados, e os demais que não citamos aqui, é de extrema importância que você saiba como administrar essa limpeza, e com isso em mente, trouxemos algumas dicas úteis!

Quais as melhores dicas para fazer a limpeza do ralo de banheiro da melhor forma?

Para conseguir limpar o ralo de seu banheiro com mais eficiência, o mais recomendado sempre será contratar uma empresa especializada, especialmente se você não tiver nenhum conhecimento. Contudo, por meio das dicas a seguir, você pode conseguir fazer o serviço por conta própria.

Como limpar ralo de banheiro: banheiro limpo

 

Primeiramente, é importante que você se preocupe com a sua segurança, o que exige o uso de algumas proteção, como as luvas, e a utilização de uma esponja, cujo uso deve ser exclusivo para limpar o ralo. Devidamente protegido, siga com atenção os passos a seguir!

Coloque o ralo de molho

Nesse momento, você precisa ter atenção, pois é bastante importante já que pode facilitar a remoção da sujeira. Para isso, coloque 100 ml de água na parte interior do ralo e deixe agindo por meia hora. Após esse tempo, deixe a água escoar por cerca de 5 minutos.

Use vinagre e bicarbonato de sódio

A mistura desses dois ingredientes pode te ajudar muito no processo de limpeza. Você deve adicionar ao ralo 1/2 xícara de bicarbonato de sódio. Feito isso, faça uma mistura de 1 xícara de vinagre branco junto a 1/2 suco de limão e aplique sobre o bicarbonato. Feito isso, espere a mistura agir por 10 minutos. Por fim, você deve enxaguar tudo usando água quente.

 

Essa é uma mistura que você pode fazer uma solução sempre que sentir um cheiro ruim vindo de seus canos, pois o bicarbonato é uma substância química alcalina que quebra as moléculas de gordura. O vinagre, por outro lado, ajuda a formar espuma nos canos devido ao seu teor ácido.

Tenha em mãos uma escova e/ou esponja

Usando essas duas ferramentas você poderá contar com mais facilidade para remover totalmente qualquer sujeira incrustada nas paredes da canalização, bem como no topo do ralo. Sua melhor aposta é usar escovas de cabo longo, aquelas já usadas para limpar banheiros.

 

Aplique um pouco de sabão neutro na superfície e no item que será utilizado, e enxugue bem toda a área. Preste atenção nos cantos e no fundo, também precisam estar livres de qualquer limo.

Limpe usando desinfetante

Sempre lembrando de usar luvas para proteger suas mãos, você precisará apenas aplicar uma medida de desinfetante no ralo e esperar agir durante alguns minutos. Para os casos em que o ralo estiver com muita sujeira, você escolher uma escova de cabo longo para te ajudar mais na limpeza.

Como evitar entupimentos no ralo?

Quando o ralo não é limpo com frequência, é normal que periodicamente surjam os indesejados entupimentos. Por isso, para te ajudar a evitar esse tipo de transtorno, listamos a seguir algumas das principais dicas para evitar entupimentos no ralo:

 

Conclusão

Portanto, conhecer o melhor método para fazer a limpeza do ralo é muito importante não apenas para manter o banheiro limpo, mas também para garantir um maior conforto ao usar este importante cômodo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *